quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mundial de judô: no sufoco, Rafaela Silva vence 3 lutas e vai à semi

Mundial de judô: no sufoco, Rafaela Silva vence 3 lutas e vai à semi



Uma das grandes esperanças do judô brasileiro desde o ciclo olímpico passado, a judoca Rafaela Silva segue como a única atleta nacional com chance de medalha nesta quarta-feira do Mundial de judô, no Rio de Janeiro. Vice-campeã mundial em 2011, Rafaela venceu três lutas, uma delas no sufoco nas oitavas de final, para chegar à semifinal da categoria até 57 kg.

A brasileira iniciou sua campanha no torneio dominando a luta contra a americana Hana Carmichael. Rafaela conseguiu um yuko com pouco mais de 4 minutos e viu a rival acumular advertências ao longo do combate. A poucos segundos do fim, ela obteve mais um yuko, garantindo a passagem de fase. 

A luta mais complicada aconteceu nas oitavas de final, contra a romena Loredana Ohai. Lutando melhor que a europeia, Rafaela acabou sofrendo um yuko na parte final do combate e viu as chances de vitória se complicarem. Porém, faltando apenas 13 segundos, ela aplicou um ko soto gake e conseguiu um wazari, avançando às quartas de final.

Na fase seguinte, ela encarou Nora Gjakova, do Kosovo, que vinha muito bem na competição. Porém, Rafael Silva não se intimidou e, com menos de 4 minutos de luta, aplicou um tani otoshi, conquistando um ippon para chegar à semi. Na busca pela final, a brasileira irá encarar a francesa Automne Pavia, atual líder do ranking mundial.

Os outros dois brasileiros que participaram do Mundial no Maracanãzinho nesta quarta-feira foram eliminados precocemente. Bruno Mendonça e Ketleyn Quadros caíram nas oitavas de final.