quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MUNDIAL DE JUDÔ: Histórico! Rafaela Silva é campeã mundial!

MUNDIAL DE JUDÔ: Histórico! Rafaela Silva é campeã mundial!

Rafaela Silva foi a única representante do Brasil nas finais deste terceiro dia de Campeonato Mundial. Ela é a atual vice-campeã mundial, conquistou a prata em Paris, em 2011, e tinha a chance de entrar para história conquistando o primeiro ouro do judô feminino brasileiro na competição. Os resultados de Rafaela são incríveis, já que a judoca tem apenas 21 anos. Depois daquela triste eliminação nos Jogos Olímpicos de Londres, tudo que ela queria era dar a volta por cima.
SEMIFINAL: A luta da semifinal era muito complicada, contra a francesa Automme Pavia, atual líder do ranking mundial, na categoria até 57kg. O combate começou truncado, nenhuma das duas atletas tentou o golpe, e chegaram a ganhar duas punições cada. Rafaela tomou a iniciativa e dominou a adversária. A brasileira conseguiu aplicar um belo wazari e chegou a imobilizar Pavia. A francesa bateu, pedindo o fim da luta, mas a arbitragem não viu e ela decidiu continuar na disputa. A menos de um minuto do fim, foi só administrar e comemorar a vaga na final.
FINAL: A decisão foi contra a norte-americana Marti Malloy, medalhista de bronze em Londres. Foi ela quem eliminou a brasileira Ketleyn Quadros, e a vitória teria, também, um gostinho de vingança. Não deu nem tempo, um minuto de luta e acabou: wazari, na revisão ippon! Histórico! Rafaela Silva, do Brasil!
CURIOSIDADES DA PARTE DA TARDE:
- Camila Minakawa disputou o Campeonato Mundial por Israel, chegando até a repescagem, mas ela é brasileira. Como não teve chances pela nossa seleção, acabou optando por defender a bandeira de outro país. A torcida, é claro, estava do lado dela!
- Até o momento, apenas uma luta foi para o golden score (prorrogação), em três dias de competição.