terça-feira, 27 de agosto de 2013

Chorando, Kitadai perde na estreia e dá adeus ao Mundial: 'Gosto amargo'

Chorando, Kitadai perde na estreia e dá adeus ao Mundial: 'Gosto amargo'

Com postura defensiva, brasileiro recebe duas punições e, na reta final da luta, vê Jin Won Kim conseguir wazari, sendo eliminado no primeiro round

Por Raphael Andriolo e Thierry Gozzer Rio de Janeiro
Nas Olimpíadas de Londres, Felipe Kitadai chorou de alegria. Nesta segunda-feira, no primeiro dia de combates no Rio de Janeiro, o judoca derramou lágrimas de tristeza e frustração. Logo na primeira luta, o peso ligeiro (até 60kg), foi eliminado pelo sul-coreano Jin Won Kim, dando adeus a briga por medalha na Cidade Maravilhosa. O gosto amargo de perder dentro de casa, ao lado dos amigos e familiares, e da torcida brasileira, foi demais para o paulista de 24 anos. Ao deixar o tatame, com a adrenalina correndo, Kitadai chorou. Desabou ao cair na real e ver que o sonho da medalha que falta não será realizado. O Sportv transmite a competição ao vivo e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.

- É difícil dizer agora o que errei. A luta foi parelha, bem disputada. Talvez pequei por excesso. Entrei em um momento que devia, mas não precisava. É isso. Uma luta com o coreano é sempre dura, como foi nas Olimpíadas. A gente treina para ser campeão. A sorte ajuda, mas a gente tem que treinar para ganhar. Difícil dizer se fica mais amargo por perder em casa. Mas é amargo sim. Faltou projetá-lo e conseguir minha pontuação. Ele conseguiu duas punições que me obrigou a fazer um golpe e cair para trás. Isso fez a diferença e ele soube usá-las. Estava me sentindo bem, treinando bem. A preparação foi perfeita. Mas competição é isso. Entra o mundo para sair um. Desta vez eu fiquei fora - disse Kitadai.
Kitadai faz luta dura e perde para sul-coreano (Foto: Thierry Gozzer)
O brasileiro só teria chances de continuar, indo para a repescagem caso avançasse às quartas de final, de acordo com a nova regra. Como perdeu logo em sua primeira luta, deu adeus ao sonho, um ano depois de conquistar o bronze olímpico em Londres 2012. No histórico, foi a terceira luta entre Kitadai e o sul-coreano. O duelo estava empatado em 1 a 1, mas agora o sul-coreano virou para 2 a 1. Jin Won Kim é o atual vice-campeão asiático.
- Não diria que foi a derrota mais dura da minha carreira. Toda derrota é ruim. Mas é o começo de um ciclo. Em 2009, depois das Olimpíadas, eu não estava nem no Mundial. Vou trabalhar para daqui a três anos estar melhor ainda. Com certeza vou tirar uma lição disso tudo que vivi.

O combate

O sul-coreano começou atacando Kitadai, que se defendeu bem, mas acabou recebendo uma punição, com apenas 30s de luta, por não deixar o rival Jin Won Kim lutar. Na sequência, o brasileiro quase conseguiu erguer o rival e jogá-lo com as costas no chão, levantou à arquibancada, mas não teve sucesso. Foi um dos poucos momentos em que o peso ligeiro conseguiu se impor na luta.
Faltando pouco menos de três minutos para o fim, o brasileiro levou outro shido, uma segunda punição, que o colocava em situação complicada. Para piorar, Jin seguiu mandando no combate e conseguiu um wazari sobre Kitadai, abrindo boa vantagem na reta final. Mesmo punido por duas vezes no último minuto, o Kim levou a melhor e avançou, vencendo sua segunda luta. Na estreia o sul-coreano já havia derrubado o peruano Juan Postigos, no tatame central, por ippon, no último minuto de luta.
- Me sinto com muita vontade de treinar. É muito ruim esse gosto de derrota. Treino para não sentir isso. Esse gosto ruim eu não quero sentir nunca mais. Difícil dize o que preciso fazer daqui em diante. Passamos dos limites todos os dias. O trabalho é esse, passar dos limites e vencer a próxima competição. Tudo serve de aprendizado. Vamos nos aprimorar cada mais para chegar melhor ainda em 2016.