terça-feira, 27 de agosto de 2013

Bronze pela 3ª vez, Sarah diz que "faltou mais iniciativa" para ouro

Bronze pela 3ª vez, Sarah diz que "faltou mais iniciativa" para ouro

Judoca campeã olímpica bate na trave mais uma vez e fica fora do lugar mais alto do pódio do Mundial de Judô 2013, no Rio de Janeiro

Mascote da competição brinca com Sarah depois da vitória na disputa do bronze
Foto: Reuters
  •  Direto do Rio de Janeiro
 
Campeã olímpica e atual número 1 do mundo no ranking mundial feminino da categoria ligeiro, Sarah Menezes bateu na trave mais uma vez no Mundial de Judô. A exemplo do que aconteceu em Tóquio e Paris nos anos de 2010 e 2011, respectivamente, a atleta piauiense ficou mais uma vez com a medalha de bronze, no Rio de Janeiro, e reconheceu que “faltou mais iniciativa” para chegar à final e levar o ouro inédito para o Brasil no torneio intercontinental –  no masculino, o Brasil já conseguiu quatro medalhas de ouro.

“Fiquei meio presa no início. Quando eu vi que estava acabando eu me soltei mais. Eu joguei ela (tentativa de ippon), a mesa ficou confusa, acabei perdendo, mas foi muito bom o resultado final”, disse Sarah, bastante tranquila na entrevista com os jornalistas, na zona mista do ginásio do Maracanãzinho, após ser derrotada pela mongol Urantsetseg Munkhbat, e conquistar o bronze ao bater a norte-coreana Sol Mi Kim.

“Que isso passe como aprendizado para mim e que eu tome mais iniciativa durante os cinco minutos de luta”, completou ainda. Além de tomar mais a dianteira dos combates, Sarah Menezes segue sua preparação, agora com foco para o Mundial da Rússia, ano que vem, com uma outra lição já pensando em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.


“Foi um novo caminho para mim lidar com a torcida brasileira. Com as atletas superfortes na hora da luta, você começa a ter uma consciência maior de como se sentir numa competição lotada como essa”, frisou a judoca, que mesmo com a derrota na semifinal se manteve bastante focada nas lutas, aparentemente, sem sentir a pressão das arquibancadas.

Sarah Menezes comentou ainda o seu ippon no último segundo diante da norte-coreana, num lindo golpe que a levou ao pódio de um Mundial pela terceira vez consecutiva. “Quando eu vi que faltavam dez segundos, eu imaginei que ela iria tentar o golpe que estava tentando sempre. Como esse golpe era alto, dava para eu sair e puxar para trás. Eu arrisquei e deu certo”, explicou.