segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mundial de Judô do Rio seguirá as novas regras da modalidade

Mundial de Judô do Rio seguirá as novas regras da modalidade

Pesagem, penalidades, imobilizações e até as pegadas cruzadas sofreram impactos na mudança, brasileiros se dizem preparados para as novidades


As novas regras do judô são recentes, começaram a valer no Grand Slam de Paris, em fevereiro deste ano, mas estão apenas em caráter de teste durante a atual temporada para saber quais ficarão de forma definitiva. Entre as novidades, estão alterações na arbitragem, no sistema de pontuação e nos critérios de classificação para os campeonatos mundiais. O Mundial de Judô que acontece no Rio de Janeiro, a partir de segunda-feira, será um passo importante para adaptação dos atletas(assista ao vídeo).
 - A gente acostuma, procura usar nos treinos, porque na competição meio que não tem volta, então procura usar. A gente se confundiu um pouco no início porque puniam e a gente não entendia o motivo, mas está indo, aos poucos - disse a judoca Maria Portela.
Para o medalhista olímpico Flávio Canto, bronze em Atenas-2004, uma das principais mudanças foi a proibição de ataques e contra-ataques pelas pernas. Nos últimos Jogos Olímpicos, era possível realizar a ação desde que fizesse parte de uma sequência de golpe.
- Nas Olimpíadas existia uma tolerância, caso derrubasse num contra-golpe, ou finalizasse o adversário, isso era possível. Hoje, não: encostou nas pernas, você estará desclassificado - explicou o ex-judoca.

Outro ponto de importante impacto nos atletas é a pesagem. Agora, ela é realizada no dia anterior à competição. Uma das mudanças que mais tem gerado discussão. Para a nutricionista da seleção brasileira Gisele de Paiva Lemos, a pesagem no dia anterior garante um tempo maior para recuperação do atleta. O que certamente refletirá na luta.
- Eles se pesam, depois tem reidratação, podem jantar, suplementar, depois tomam café e depois vão pra competição. Quando a pesagem era pela manhã, o tempo de recuperação era apenas de duas horas - disse.
A judoca Maria Portela sentiu diferença no início da adaptação, pois as adversárias estavam mais pesadas. De acordo com a atleta, a saída para compensar isso foi realizar treinos para ficar mais rápida no tatame. Hoje o impacto já não é tanto. Já Flávio Canto alerta para a perda de peso com uma antecedência maior.
- Se pesar um dia antes significa que você pode perder muito mais peso, porque tem um tempo maior pra se recuperar. É o que os atletas fazem, tem atleta perdendo dez quilos, doze, acho que é ruim para o esporte. Os atletas que perderem muito peso ao longo da vida vão ter problemas futuros - completou.




Veja as novas regras:
Pesagem
Até o ano passado, os atletas eram pesados horas antes da competição. Agora, a medição será no dia anterior, à noite.
Penalidades
Shido - a penalidade não dá ponto ao adversário mais, mas é cumulativa e é determinante na hora do desempate. Quatro shidos gera eliminação.
Juízes
À partir de 2013, será apenas um juiz e não três em cada luta. E, para ajudá-lo, um juiz na mesa de vídeo e com comunicação via rádio com o juiz central.
Golden Score
Durante o Golden Score, o primeiro que aplicar um golpe válido vence a luta, ou quem receber o primeiro shido perde a luta. O mais significativo é que não haverá mais decisão dos juízes via bandeira, pois não haverá mais limite de tempo durante o Golden Score. A luta tem que ser vencida ou pela aplicação de golpe válido ou até que um dos atletas seja punido.
Imobilizações (osaekomi-waza)
Se a técnica de imobilização começar sendo aplicada na área de luta mas for movida para fora, a técnica continuará sendo válida. A pontuação e tempo do osaekomi também mudou. Nas novas regras, com 10 segundos de imobilização o atleta ganha um yuko, 15 segundos um wazari e 20 segundosippon.
Pegada cruzada
Não pode mais
Tirar a pegada
Não pode mais tirar a pegada do oponente com as duas mãos, aceita-se apenas com uma.
fonte: CBJ