sexta-feira, 5 de julho de 2013

Um pouco mais de filosofia...parte 2


A Filosofia...
            O termo Judô é composto por dois idiogramas, o JU que significa agilidade, não resistência, suavidade e o DÔ que significa via, caminho meio ou modo, como filosofia de vida. O ensinamento máximo deixado pelo mestre estão gravados em duas frases: "Seiryoku Zenyo" (O melhor uso da energia, isto é, a máxima eficiência com o mínimo esforço) e "Jita Kyoei" (Prosperidade e benefício mútuo). Assim podemos verificar que existe algo mais profundo que a simples arte de “ataque e defesa” envolvendo o  treinamento de Judô.  Maneira pela qual, penetramos na verdadeira razão de ser do Judô, na essência, que são os ensinamentos filosóficos. O Judô como um todo e em cada uma de suas partes, é filosofia! E transmitir isto, àqueles que desejam trilhar o seu caminho, é dever dos mais experientes e especialmente daqueles que assumem a missão de educadores desta arte.

Diante destes fatos, não é correto pensar no Judô como uma simples arma de auto defesa ou puramente como um esporte e ganhar competições, mas também e principalmente como uma FORMA DE VIVER. É natural que ao pararmos para meditar, acabamos comparando cada ato dentro do dojô, no treinamento de Judô, como um procedimento de nossa vida. O praticante de Judô não deve,  portanto, ser apenas atleta competidor, o bom esportista, mas necessita absorver o conteúdo filosófico do Judô e utilizá-lo na prática para atingir a condição de um verdadeiro judoka! Deve entender que seguir “o caminho suave” é aprender a aceitar com naturalidade os fatores que facilitam e dificultam nossas vidas, assim como são as bases do Judô: ceder para vencer. É aprender a respeitar seus semelhantes com o mesmo respeito e sinceridade com que faz a saudação Rei. É aprender a ser humilde , com a mesma humildade com que executa ukemi, caindo para se levantar. É aprender a ser perseverante, com a mesma perseverança com que faz utikomi para aperfeiçoar sua técnica. É aprender a ser justo em seu pensamento, como a precisão necessária que deve Ter seu corpo para aproveitar o momento exato de kuzushi do oponente. É aprender a ser firme, como a firmeza de sua técnica, para assumir a responsabilidade que lhe couberem.  É aprender a ser leal e honesto, com a mesma lealdade e honestidade encontrada quando iniciou seus passos ao aprendizado do Judô, pelos ensinamentos dos educadores (sen-sei) e dos companheiros (dó-hai)!

Todo judoka, com os completos ensinamentos do Judô compreendido no seu intimo, tem a sua forma de viver diferenciada, seja na autoconfiança que transpira em sua alma, seja pelo respeito que dispensa às pessoas, seja pela certeza de estar num mundo melhor. Este aprendizado do judoka, que não é apenas físico e técnico, mas que transcende as palavras e atos materiais, fazem com que ele (como amante desta arte) lute pelo seu intento, e também seja capaz de aceitar com naturalidade,   que   a   vitória   e   a   derrota   são unicamente consequência de suas reais condições.

Esta base filosófica faz com que o Judô se caracterize como um verdadeiro esporte, muito disciplinado e admirado, no qual o confronto corpo a corpo conduz ao melhor entendimento entre as pessoas, atingindo assim os seus objetivos de sociabilização, de educação e de cultura física, para o bem estar do ser humano!!!

Retirado da apostila Histórico, Fundamentos e Técnicas; Organizada por  Marcelo Galdino de Melo
1º Kyo