sexta-feira, 21 de junho de 2013

Hugo Pessanha é prata, e Brasil fecha Grand Prix de Miami com 8 medalhas

Hugo Pessanha é prata, e Brasil fecha Grand Prix de Miami com 8 medalhas

Brasileiro é superado pelo russo Zafar Makhmadov, que consegue vitória com wazari a 2 minutos do fim. Rafael Buzacarini é bronze na mesma categoria

Por GLOBOESPORTE.COM Miami, EUA
Lutando na categoria até 100kg, Hugo Pessanha esteve perto de conquistar o ouro, mas acabou ficando com a prata no Grand Prix de Miami, neste domingo. O brasileiro perdeu a final da sua divisão para o russo Zafar Makhmadov, que garantiu o título com um wazari a dois minutos do fim. Com o vice-campeonato de Pessanha, o Brasil fechou a sua participação na competição com oito medalhas, três de prata e cinco de bronzes. Além da prata de Hugo, o país traz para casa as pratas de Nathália Brígida (-48kg), Eric Takabatake (-60kg) e os bronzes de Breno Alves (-60kg), Rafael Buzacarini (-100kg), Mauro Henrique Moura (-81kg), Luiz Revite (-66kg) e Walter Santos (+100kg).
Hugo Pessanha iniciou sua trajetória no torneio vencendo o americano Ajax Tadehara, na primeira rodada do grupo A. O adversário seguinte foi o cubano Jose Armenteros, que também ficou pelo meio do caminho ao encarar o brasileiro. No último duelo da chave, Pessanha derrotou o mexicano Sergio Garcia, conquistando a classificação para a semifinal.
Primeiro lugar do grupo D, o brasileiro Rafael Buzacarini também conseguiu chegar à semi dos 100kg graças às vitórias sobre Italo Cordova (Chile), Radek Hecl (República Tcheca) e Hector Campos (Argentina). Na semifinal, porém, Buzacarini ficou fora da disputa do título ao perder para Zafar Makhmadov, garantindo o bronze. Do outro lado, Hugo Pessanha avançou à decisão com um triunfo sobre o canadense Dilyaver Sheykhilslyamov.
Na grande final, Pessanha e Makhmadov travaram um duelo equilibrado. A primeira entrada foi do russo a quatro minutos do fim. A três minutos do término, o brasileiro também conseguiu entrar no adversário, mas, assim como Makhmadov, não conseguiu conectar nenhum golpe. No penúltimo minuto, veio o lance que decidiu o título. Após nova entrada no rival, Hugo perdeu o controle do movimento e acabou sofrendo um wazari. O brasileiro ainda tentou a reação, mas já era tarde.
As outras duas medalhas brasileiras obtidas neste domingo foram os bronzes de Mauro Henrique Moura e Walter Santos. Lutando na divisão até 81kg, Moura eliminou na primeira rodada do grupo B o uruguaio Alain Aprahamian. Na segunda rodada, a vítima foi o australiano Eoin Coughlan, que perdeu a chance de ir à decisão da chave. Na final, Mauro Henrique foi superado por Gan Tuvshinjargal, da Mongólia, indo para a repescagem. Na repescagem, o brasileiro conseguiu se sair bem vencendo Joshua White (EUA) e Altanbagana Gantulga (Mongólia), garantindo uma das duas medalhas de bronze da categoria.
Na divisão dos pesados (+100kg), Walter Santos teve desempenho semelhante, conquistando e medalha de bronze na repescagem. Na primeira fase, o brasileiro venceu Benjamin Harmegnies (Bélgica), mas foi derrotado por Soo-Whan Kim (Coreia do Sul). Na repescagem, os triunfos sobre Jake Andrewartha (Austrália) e Oscar Brayson (Cuba) garantiram-lhe o terceiro lugar.

fonte:site Terra